quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Avaliação da aprendizagem escolar como um ato de amoroso

O ato amoroso é aquele que acolhe a situação, na sua verdade (como ela é). Assim, manisfesta-se o ato amoroso consigo mesmo e com os outros. O mandamento “ama ao teu próximo como a ti mesmo” implica o ato amoroso que, em primeiro lugar, inclui a si mesmo e, nessa medida pode incluir os outros. O ato amoroso é um ato que acolhe para permitir que cada coisa seja o que é, nesse momento. Por acolher a situação como ela é, ato amoroso tem característica de não julgar. Julgamentos aparecerão, mas, evidentemente, para dar curso à vida (à ação) e não para incluí-la. [...]

[...] Defino a avaliação da aprendizagem como um ato amoroso, no sentido de que a avaliação, por si, é um ato acolhedor, integrativo, inclusivo. Para compreender isso, importa distinguir avaliação de julgamento. O julgamento é um ato que distingue o certo do errado, incluindo o primeiro e excluindo o segundo. A avaliação tem por base acolher uma situação, para, então (e só então), ajuizar a qualidade, tendo em vista dar-lhe suporte de mudança, se necessário. A avaliação, como ato diagnóstico, tem por objetivo a inclusão e não a exclusão; a inclusão e não a seleção (que obrigatoriamente conduz à exclusão). O diagnóstico tem por objetivo aquilatar coisas, atos, situações, pessoas, tendo em vista tomar decisões no sentido de criar condições para a obtenção de uma maior satisfatoriedade daquilo que se esteja buscando ou construindo.
Transportando essa compreensão para a aprendizagem, podemos entender a avaliação da aprendizagem escolar como um ato amoroso, na medida em que a avaliação tem por objetivo diagnosticar e incluir o educando, pelos mais variados meios, no curso da aprendizagem satisfatório, que integre todas as suas experiências de vida.
A prática de provas e exames exclui parte dos alunos por basear-se no julgamento, a avaliação pode incluí-los devido ao fato de proceder por diagnóstico e, por isso, pode oferecer-lhes condições de encontrar o caminho para obter melhores resultados na aprendizagem.
Simbolicamente, podemos dizer que a avaliação por si, é acolhedora e harmônica, como um círculo é acolhedor e harmônico. Quando chamamos alguém para dentro do nosso circulo de amigos, estamos acolhendo-o. Avaliar o aluno com dificuldades é criar a base do modo de como incluí-lo dentro do circulo da aprendizagem; o diagnóstico permite a decisão de direcionar aquilo ou aquele que esta precisando de ajuda.
Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições, de Cipriano Carlos Luckesi. São Paulo.Cortez, 2006., p. 171 a 173.

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